Casa da Literatura Catarinense poeta Cruz e Souza lança livro  “Bruxa, Sim. Má, não!” em Florianópolis

A Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa recebe no dia 9 de maio, às 18h, o lançamento do livro “Bruxa, sim. Má, não!”, de Simone Santos Guimarães. O romance foi escrito a pedido da filha da autora e inspirado nas pedras da Praia de Itaguaçu que, segundo a lenda propagada por Franklin Cascaes, um dia foram bruxas.

A obra conta a história de Ondina, uma bruxa fugitiva dos últimos resquícios da inquisição europeia. Ela chega na então cidade de Desterro (hoje Florianópolis) escondida em uma embarcação que trouxe colonizadores para o sul do Brasil. Grávida de Franklin – um americano descendente das bruxas de Salem, mas que vivia na cidade portuguesa de Cascais para proteger as mulheres que ainda eram perseguidas pela inquisição – Ondina dá à luz Luzia, que nasce na Ilha e, muito cedo, perde a mãe que é transformada em pedra.

Luzia é criada por outras mulheres do vilarejo. Casa-se e passa a morar na beira da Praia de Itaguaçu, perto da sua mãe, pedra. Suas descendentes são todas filhas únicas (pré-requisito para ser bruxa). A exemplo de Isaura, a bruxinha do bem, protagonista da história que vive um amor quase impossível com Pedro.

O livro não é categorizado pela autora como “fantasia” e sim um romance que traz em suas páginas as rezas, benzeduras, uso de ervas e origem de ditos populares da Ilha da Magia em meio a uma bela história de amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *