Em Jaraguá do Sul, homenagens marcam o Dia da Vitória e o fim da II Guerra Mundial
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) promove na segunda-feira (8) solenidade para lembrar dos 78 anos da vitória dos aliados na II Guerra Mundial. O evento está programado para ocorrer às 15h30 horas, na Praça do Expedicionário.
Na programação constam a presença de representantes do 12º Comando Regional de Polícia Militar de Jaraguá do Sul, do 14º Batalhão de Polícia Militar, do Expedicionário Walter Carlos Hertel, presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb) – regional de Jaraguá, da presidente da Associação Amigos do Museu da Paz (AMMPAZ), Gisele Vasel e do prefeito de Jaraguá do Sul, José Jair Franzner.
A solenidade é uma forma de externar respeito aos Pracinhas que lutaram em defesa da liberdade e da democracia do nosso país e que pereceram em combate na Itália. A região enviou mais de 100 soldados para os campos de batalha italianos; cinco perderam suas vidas em combate: Antônio Carlos Ferreira, Gumercindo da Silva, Harry Hadlich, João Zapella e Arthur Scheibel, este último integrante da Marinha Norte-Americana.
Os soldados brasileiros trouxeram marcas físicas e psicológicas da guerra e para 465 jovens foi um caminho fatal. De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, o Dia da Vitória convida a uma reflexão sobre os fatos sombrios que resultaram no uso extremo da violência por causa de divergências políticas, econômicas e ideológicas que provocaram morte de quase 60 milhões de pessoas.
O dia 8 de maio de 1945 ficou marcado na história como referência ao período em que as Nações Aliadas venceram Hitler e Mussolini em suas tentativas de imposição de um regime nazifascista ao restante do mundo. O Brasil, inicialmente neutro no conflito, que ocorreu de 1939 a 1945, teve que se posicionar, criando a Força Expedicionária Brasileira – FEB, com 25.334 militares que, entre setembro de 1944 e maio de 1945, lutaram na Itália, ao lado dos aliados, França, Inglaterra, EUA e União Soviética.