Catarinense Leila dos Santos é a nova Diretora de Patrimônio Cultural da FCC

Ex-Diretora do Centro de Artes Visuais (CEAV) da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Leila dos Santos  foi nomeada nesta segunda-feira (27), como nova Diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura ( FCC). O setor é responsável pelas ações de proteção, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural catarinense.

Natural de Ponte Serrada (SC) e dona de um currículo invejável, , a professora e Doutoranda Leila Regina Pereira dos Santos respondeu para o Ensaios Cultura como se sente ao ser nomeada para o setor e o que representa para ela essa oportunidade. “”É uma grande honra para mim poder ocupar um espaço que tem como prioridade a valorização do Patrimônio cultural, material e imaterial de nosso estado de Santa Catarina! Ao longo de 3 décadas estudo a arquitetura, a arte e a cidade iberoamericana, com princípios aprendidos na pós-graduação em Cultura e Arte Barroca em Ouro Preto (UFOP), e nos posgrados “strictu sensu” realizados na Argentina e Espanha.

Além disso, tive a oportunidade de estudar in locu inúmeras cidades brasileiras, latinoamericanas, e europeias, de modo a vivenciar a diversidade da cultura ocidental, centrada nos aspectos fundacionais da urbe, da arquitetura, da paisagem e da arte. É no legado artístico-material da fundação e desenvolvimento de nossas cidades que nos reencontramos – como povo e nação – pois nessas estão nossos valores e, portanto, nossa História!”, esclarece.

Leila dos Santos atuou também como docente em História da Arquitetura, arte e cidade nas faculdades de Arquitetura e urbanismo, e de Artes Visuais, nas instituições de ensino superior do oeste Catarinense.

Formação

Graduação em Educação Artística  com licenciatura e habilitação em artes plásticas pela Universidade Federal do Paraná  (UFPR); Pós-graduada em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto  Instituto de Filosofia, Artes e Cultura;  Mestre em História da Arquitetura e Urbanismo Latino-americano pela Universidade Nacional de Tucumán na Argentina; Doutora em Historia del Arte y Arquitectura en Iberoamerica pela Universidad Pablo de Olavide em Sevilla na Espanha.

Diretoria de Patrimônio Cultural

A Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é, na esfera estadual, o setor responsável por defender o patrimônio e a identidade de cada região de Santa Catarina é uma das prioridades do setor, que procura sempre respeitar as particularidades locais e estimular as iniciativas regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *