Sesc abre inscrições gratuitas para oficinas de dramaturgia

O projeto nacional “Sesc Dramaturgia” está com inscrições gratuitas abertas para cinco oficinas que ocorrem de em outubro a dezembro, de forma on-line pela plataforma Microsoft Teams. O objetivo é ampliar a formação e a criação na área das artes cênicas, incentivando a construção de cenas de teatro, circo ou dança.

A oficina “Dramaturgia para Adolescentes”, será ministrada pelo dramaturgo e crítico teatral Afonso Nilson, com início em 13 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: São 20 vagas e é voltado para adolescentes entre 14 e 18 anos.

“A Orquestra invisível: o trabalho da encenação a partir de conceitos fundamentais da linguagem musical”, fica a cargo do diretor teatral e músico Jefferson Bittencourt, com início em 14 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. São 20 vagas e é voltado para músicos, atores, diretores e apreciadores da arte teatral.

A oficina: “Palhaçaria no Hospital” será ministrada pela atriz/palhaça Michelle Silveira. O curso tem início no dia 16 de outubro e conta com 20 vagas. Os interessados podem se inscrever neste link.

Já a oficina “Leituras em Cena”, com o ator e diretor Pépe Sedrez possui apenas 16 vagas disponíveis e para se inscrever basta acessar este link. O início do curso está marcado para 19 de outubro, das 15h às 17h.

A oficina: “Corpos Ficcionais e outros corpos” (Teatro de Animação), com o prof. doutor Paulo Balardim, começa no dia 03 de novembro, das 19h às 21h e possui 25 vagas. Para inscrever acesse aqui.

O projeto existe nacionalmente há 22 anos e em Santa Catarina já foi responsável pela criação de importantes espetáculos e grupos artísticos. Os módulos mais conhecidos no estado são o “Sesc Dramaturgias – Leituras em cena” e o “Sesc Dramaturgias – Escrita Dramática”. Desde 2016, o Sesc-SC recebe também os módulos “Sesc Dramaturgias da Dança”, “Sesc Dramaturgias do Circo”, “Sesc Dramaturgias da Atuação” e ” Sesc Dramaturgias da Luz”.

SESC DRAMATURGIAS – OFICINA: “DRAMATURGIA PARA ADOLESCENTES”, COM AFONSO NILSON
Datas de realização: 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 28, 29 e 30.10
Horário: das 19h às 21h
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Realização: Sesc Prainha – Florianópolis
INSCRIÇÕES GRATUITAS

SOBRE A OFICINA: A oficina é destinada para adolescentes que tenham interesse na elaboração de textos teatrais e roteiros narrativos de ficção. Aborda a criação e aprofundamento de personagens ficcionais, criação e desenlace de enredos através de exercícios de escrita criativa. Além das aulas expositivas, com exemplos em vídeos e textos, cada aluno será convidado a escrever uma cena breve com acompanhamento individual do instrutor.

MINISTRANTE: Afonso Nilson Barbosa de Souza é dramaturgo e crítico teatral. É autor das coletâneas de textos teatrais Pequenos Monólogos para Mulheres e Seis Textos Breves para Estudantes de Teatro, além do livro Asfixia, texto teatral para cinco atores. Seus textos teatrais já foram encenados por dezenas de grupos profissionais e estudantis no Brasil e em Portugal, bem como adaptados para o cinema. Doutor em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, propôs em sua tese um panorama temático da dramaturgia contemporânea brasileira das últimas duas décadas.

PÚBLICO-ALVO: adolescentes entre 14 e 18 anos

VAGAS: 20*
*os 20 primeiros inscritos receberão confirmação da inscrição e os demais estarão em lista de espera. Caso ocorra alguma desistência até o dia do início da oficina, as próximas pessoas da lista serão avisadas por e-mail ou WhatsApp.

Link para inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=dyirevaOZEixn0e00DeQgZu00CoSZGhJl5iFeFjhtUdUMDNSTjFZSUpBSVZONDVUR0taRDlQSlZRMS4u

– SESC DRAMATURGIAS – OFICINA: “A ORQUESTRA INVISÍVEL: O TRABALHO DA ENCENAÇÃO A PARTIR DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA LINGUAGEM MUSICAL”, COM JEFFERSON BITTENCOURT
Datas de realização: 14, 21, 28.10, 04, 11, 18, 25.11, 02, 09 e 16.12
Horário: das 19h às 21h
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Realização: Sesc Joinville
INSCRIÇÕES GRATUITAS

SOBRE A OFICINA: A oficina A ORQUESTRA INVISÍVEL tem como objetivo discutir o trabalho da encenação a partir de conceitos fundamentais da linguagem musical. A proposta é fazer com que o aluno conheça as possibilidades criativas que a Música apresenta – na sua forma e ideia – para a prática teatral, seja no trabalho da atuação, seja na criação da encenação ou mesmo na manipulação da trilha sonora. Indicado para músicos, atores, diretores, ou mesmo apreciadores da arte teatral, a oficina buscará dar ferramentas teóricas e práticas para que o artista possa entender a importância da musicalidade na construção da cena.

MINISTRANTE: Jefferson Bittencourt é diretor teatral e músico, graduado em música e mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. CINEMA: Em 2008 estreou o curta-metragem ‘A Mão do Macaco’, prêmio do edital Cinemateca Catarinense. E em 2011 O Travesseiro de Penas (sobre conto de Horacio Quiroga) foi o projeto vencedor do VIº Prêmio FUNCINE de Florianópolis. TEATRO: É um dos fundadores, em 2001, da Persona Cia. de Teatro, onde dirigiu 9 espetáculos até o momento. Um deles, A Galinha Degolada, sobre conto de Horacio Quiroga, se apresentou em diversas cidades do país participando de projetos importantes como o circuito EmCenaCatarina do Sesc e do Palco Giratório – Sesc (turnê nacional) e foi o único representante brasileiro no CASA – Latin American Theatre Festival em Londres. Atualmente está em cartaz com Paraíso, SC e o infantil A Bruxinha Arlete. Dirigiu três monólogos pela Trilogia Lugosi, em parceria com o ator Renato Turnes e outros espetáculos a convite de atores e atrizes como Simulacro de uma Solidão, Os Bons Serviços, Visagem, A Morte de Ofélia e Um Tonto Numa Caixa. MÚSICA: É responsável pela direção do grupo Cantus Firmus (criado em 2003), especializado em música medieval e renascentista. Realizou com o grupo inúmeros projetos pelo país como a turnê de música erudita do Sesi-SP em 2012 e o Circuito Catarinense de Música do Sesc-SC. É um dos fundadores da Camarim – Escola de Arte, localizada no Balneário do Estreito, em Florianópolis, onde ministra aulas de música, cinema e teatro. É um dos fundadores do Teatro Camarim – um teatro de bolso de 40 lugares que abriga apresentações de música e teatro, funcionando também como um cineclube.

PÚBLICO-ALVO: Músicos, atores, diretores e apreciadores da arte teatral.

VAGAS: 20*
*os 20 primeiros inscritos receberão confirmação da inscrição e os demais estarão em lista de espera. Caso ocorra alguma desistência até o dia do início da oficina, as próximas pessoas da lista serão avisadas por e-mail ou WhatsApp.

Link para inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=dyirevaOZEixn0e00DeQgZu00CoSZGhJl5iFeFjhtUdUNkZQVkRLTDdHUVcwWlFVNDRKRlNQODBTSS4u

– SESC DRAMATURGIAS – OFICINA: “PALHAÇARIA NO HOSPITAL”, COM MICHELLE SILVEIRA
Datas de realização: 16, 17, 23, 24, 30, 31.10, 06 e 07.11
Horário: Sextas-feiras, das 19h às 21h30, Sábados, das 09h30 às 12h
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Realização: Sesc Xanxerê
INSCRIÇÕES GRATUITAS

SOBRE A OFICINA: A humanização do sistema de saúde e das relações no ambiente hospitalar tem sido cada vez mais necessária por auxiliar pacientes e familiares em processo de internação, bem como as equipes hospitalares com cargas exaustivas de trabalho. Ações humanitárias, terapêuticas e artísticas têm ganhado cada vez mais espaço dentro das instituições de saúde. Esse processo de entrada dentro de um hospital, atuando como palhaços(as) necessita muito cuidado, sensibilidade, técnica, ética e responsabilidade. Nesse contexto, essa oficina vem abordar o caminho a ser percorrido e questões que devem ser consideradas no momento em que se decide realizar esse trabalho.

MINISTRANTE: Michelle Silveira da Silva é graduada em Interpretação e Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria, onde também atuou como professora durante dois anos. Há 16 anos pesquisa a linguagem do palhaço de forma contínua, participando de cursos com grandes mestres da palhaçaria, ministrando oficinas e formando pessoas, criando, dirigindo e apresentando espetáculos cômicos. Há 16 anos dá vida a Palhaça Barrica. Já circulou pelo estado de Santa Catarina e pelo país com o espetáculo Barrica Poráguabaixo, pelos projetos EmCenaCatarina e Palco Giratório, além de participar ativamente do movimento de mulheres palhaças do país. Convidada para integrar a grade de programação de inúmeros e prestigiados festivais nacionais e internacionais de palhaçaria, Michelle também é idealizadora e editora da Revista Palhaçaria Feminina em sua 4ª Edição. Atualmente também se dedica a produção, coordenação artística e atuação no Projeto Doutores RiSonhos – Palhaçaria no hospital.

PÚBLICO-ALVO: Interessados ou que já realizem palhaçaria em hospital, com idade acima de 18 anos.

VAGAS: 20*
*os 20 primeiros inscritos receberão confirmação da inscrição e os demais estarão em lista de espera. Caso ocorra alguma desistência até o dia do início da oficina, as próximas pessoas da lista serão avisadas por e-mail ou WhatsApp.

Link para inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=dyirevaOZEixn0e00DeQgZu00CoSZGhJl5iFeFjhtUdUODM2MTNESzgxMkZFOVg3VUVVNEMxNUFWOC4u

– SESC DRAMATURGIAS – OFICINA: “LEITURAS EM CENA”, COM PÉPE SEDREZ
Datas de realização: 19, 21, 23, 26, 28, 30.10, 04, 06, 09 e 11.11
Horário: das 15h às 17h
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Realização: Sesc Caçador
INSCRIÇÕES GRATUITAS

SOBRE A OFICINA: A proposta apresenta-se como um caminho de preparação para o trabalho de atuação, buscando a desconstrução e posterior construção do corpo para a cena. Propõe-se a auxiliar cada participante a encontrar o sentido em seu trabalho. A provocá-los, mas também apoiá-los na difícil tarefa de abrir uma porta trancada, um lugar esquecido, perdido no mais íntimo recôndito interior. E transformar tudo isso em ações. Tornar matéria. Expressão. Há que se ter coragem. Mas há, sobretudo, que se ter sensibilidade. Propõe também despertar esse olhar sobre si mesmo, entendendo que resida aí “uma importante” – senão a “mais importante” – chave para a sustentação do processo criativo. Na prática, cada participante trabalhará com levantamento de material criativo, aprofundamento no sentido das ações, entendimento do sentido pessoal e do sentido da cena e, principalmente, criação de pequenas cenas, sempre de forma dialógica e dialética.

MINISTRANTE: Autodidata, Ator e Diretor de teatro em Blumenau desde 1986. Diretor e Produtor da Cia. Carona de Teatro desde sua criação em 1995; Professor da Carona Escola de Teatro, desde sua criação em 2004; Curador e/ou Jurado do FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e do FENATIB – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau em suas últimas 7 edições (2012 à 2019); Diretor dos espetáculos “Os Camaradas”, “A Parte Doente”, “Volúpia” entre outros da Cia Carona; Diretor de “Crimes Delicados”, da Cia. Acontecendo por Aí (Itajaí), “Noite”, do Porto Cênico Produções Artísticas (Itajaí), “Carlos Marighella e o Chamado de Cangoma”, do Vermelho Núcleo Cênico (Caicó–RN), “Navalha na Carne” e “A Grande Parada”, do VísCera Teatro (Blumenau), “Júlia” do Grupo Cirquinho do Revirado (Criciúma), “Negro Olhar”, com Coletivo de Atores Blumenauenses e Diretor Geral do “Musical Orfeu 21”, do Teatro Carlos Gomes, Blumenau. Atualmente: dirige o espetáculo “A Menina e Sua Sombra de Menino”, da Harmônica Produções (Florianópolis), “sAgrado” (estreado em 2019) e “Criançar” (em processo), do Grupo Teatral Reminiscências (Joaçaba); é Diretor no espetáculo “A Segunda Eva” e Ator no espetáculo “Das Águas”, ambos da Cia Carona de Teatro.

PÚBLICO-ALVO: Atores, bailarinos, performers, artistas circenses, estudantes de artes da cena. A partir de 16 anos de idade.

VAGAS: 16*
*os 16 primeiros inscritos receberão confirmação da inscrição e os demais estarão em lista de espera. Caso ocorra alguma desistência até o dia do início da oficina, as próximas pessoas da lista serão avisadas por e-mail ou WhatsApp.

Link para inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=dyirevaOZEixn0e00DeQgZu00CoSZGhJl5iFeFjhtUdUQzIzVDZVRjUwQTc4NzROSU1IRzZHUTRERy4u

– SESC DRAMATURGIAS – OFICINA: “CORPOS FICCIONAIS E OUTROS CORPOS” (TEATRO DE ANIMAÇÃO), COM PAULO BALARDIM)
Datas de realização: 03, 04, 05, 06, 09, 10, 11, 12, 13 e 16.11
Horário: das 19h às 21h
Formato: on-line pela Plataforma Microsoft Teams
Realização: Sesc Rio do Sul
INSCRIÇÕES GRATUITAS

SOBRE A OFICINA: O Teatro de Animação contemporâneo está num polo da criação inspirado pelo potencial de múltiplos meios expressivos, transitando entre a dança, a mímica e as artes visuais. Essa contaminação com outras artes deu origem às formas inusitadas e espetaculares que combinam os bonecos com o corpo do ator e que inventam novo tipo de máscara e de corpo ficcional. Nessa perspectiva, outro imaginário invade a cena, propiciado pelo potencial advindo dessas formas híbridas. Nesse contexto, que dramaturgia deve ser inventada para um teatro que busca constantemente uma nova forma e está mudando continuamente? Quais serão os marcos do ator, do autor, do dramaturgo e do diretor do Teatro de Animação? A presente proposta apresenta uma oficina teórico-prática de 20h que pretende refletir e desenvolver alguns aspectos do Teatro de Animação contemporâneo.

MINISTRANTE: Professor Adjunto na área de Prática Teatral – Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes – Ceart da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Doutor em Artes Cênicas (PPGT/Udesc), Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS), licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Ulbra) Diretor, ator e cenógrafo da companhia teatral Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (1991-2016). Foi Presidente da Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB) nos anos de 2002 e 2003. Integra a Comissão de Formação Profissional da Union Internationale de la Marionnette (UNIMA). Experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, comunicação, programas televisivos e Teatro de Animação.

PÚBLICO-ALVO: estudantes e professores de artes.

VAGAS: 25*
*os 25 primeiros inscritos receberão confirmação da inscrição e os demais estarão em lista de espera. Caso ocorra alguma desistência até o dia do início da oficina, as próximas pessoas da lista serão avisadas por e-mail ou WhatsApp.

Link para inscrição: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=dyirevaOZEixn0e00DeQgZu00CoSZGhJl5iFeFjhtUdUQlRUNVpNN0UyMENRQVZLNDk3OUNBMzdPMi4u

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *