Editora Lilás Texto e Artee publica livro “Museu da Escola Catarinense da Udesc: acervo e coleções”
O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou o livro “Museu da Escola Catarinense da Udesc: acervo e coleções”, que tem 400 páginas e apresenta o conjunto de bens do patrimônio do museu. Acesse a versão digital.
Publicado pela Editora Lilás Texto e Artee, o livro foi produzido durante a pandemia de Covid-19, ao longo do ano passado. As autoras são as professoras Sandra Makowiecky e Beatriz Goudard e a mestre em Artes Visuais Marli Henicka, todas da Udesc. Segundo as autoras, o livro “apresenta uma completa radiografia do acervo do museu catarinense”.
De acordo com Sandra, o acervo do Mesc é constituído por artefatos que deram suporte e determinaram a organização e as práticas que se estabeleceram no interior da escola. “O acervo tem um papel fundamental na definição da identidade dos indivíduos que viveram aquela realidade social”, afirma.
Sandra explica que o acervo e as coleções não valem apenas pela sua singularidade, mas pela sua capacidade de proporcionar “o conhecimento de uma manifestação social que expressa a forma de inserção do indivíduo na sociedade, a escola”.