Jaraguá do Sul inaugura Centro Cultural e Espaço Multiuso em encerramento de festividade

No dia 7 de agosto, encerrando o calendário oficial das comemorações dos 147 anos de Jaraguá do Sul, será inaugurado o Centro Cultural e Espaço Multiuso, no local que abrigava a Escola Isolada Ângelo Moretti, na Rodovia JGS 240 –  Ricardo Luiz Floriani, na localidade de Ribeirão Grande do Norte.

Foto: SECEL Jaraguá do Sul

O projeto buscou resgatar a imagem da antiga escola, tendo como referência construtiva as técnica e padrões da época, como dimensão e ritmo de janelas e portas, piso em assoalho de madeira elevado, embasamento em pedra, alvenaria de tijolos maciços assentados a chato com reboco de argamassa de cal, inclinação do telhado e estrutura da cobertura em triângulo, com uso de encaixe nas madeiras e uso de molduras e cimalhas lisas com o fim de marcação das aberturas e estrutura. A novidade é que o processo de construção da obra serviu como oficina, possibilitando o treinamento para obras de restauro de estudantes e profissionais da área.

Anexo ao prédio que resgatou essa página importante da nossa história, será inaugurado o Espaço Cultural Eurides da Silveira, com linhas modernas, contrastando com os traços originais da antiga escola.
Foto: SECEL Jaraguá do Sul
Após a inauguração, o espaço será compartilhado entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, para execução de programas educacionais e culturais.
De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, as escolas isoladas foram fundamentais no início do sistema de ensino de Jaraguá do Sul, facilitando o acesso educacional nas comunidades mais afastadas do centro da cidade. “A obra representa o reconhecimento da importância dessas escolas, um resgate da nossa história e da nossa cultura. É preciso manter o olhar fixo no futuro, buscar o desenvolvimento e a modernização, mas jamais perder o contato com nossas raízes. Essa forma de pensar do jaraguaense classifica a cidade como uma das melhores do país”, pondera.
O evento será aberto ao público e deve contar com a presença representantes das famílias que fizeram parte dessa história e da comunidade local, além de autoridades municipais e estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *