Grupo de pesquisa da UFSC lança livro infantil nesta quarta-feira no Dia Nacional da Ciência
O grupo de pesquisa MIND.Funga (Monitoring and Inventorying Neotropical Diversity of Fungi), coordenado pelo Laboratório de Micologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fará o lançamento on-line do livro infantil A descoberta nas pequenas coisas, no próximo dia 8 de julho, data em que é comemorado o Dia Nacional do Pesquisador e o Dia Nacional da Ciência. A obra foi concebida como parte dos estudos sobre a diversidade de fungos encontrada no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici, na serra catarinense.
> Clique AQUI para acessar a obra no repositório institucional da UFSC
Um dos temas do livro são as chamadas ‘formigas zumbis’, encontradas nas matas nebulares da Serra. De acordo com os pesquisadores, um fungo ‘usa’ as formigas para completar seu ciclo de vida. “Este fungo ataca e controla o comportamento das formigas. Na verdade, ele faz com que a formiga procure um local específico para morrer, um local que seria perfeito para o fungo liberar os seus esporos e contaminar outras formigas na floresta”, explica o professor Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, doutor em Biologia de Fungos. Ele assina a autoria do livro com Cauê Azevedo Tomaz Oliveira e Weslley Ribeiro Nardes.
O grupo MIND.Funga produziu um vídeo sobre as formigas zumbis, as matas nebulares e o projeto que envolve a origem do livro. A produção relaciona ainda a literatura infantil com a taxonomia de fungos nas escolas. Veja a íntegra do vídeo abaixo:
Lançamento terá participação da jornalista Sônia Bridi, SBPC e Fapesc
O lançamento oficial do livro está agendado para o dia 8 de julho, às 17h, em uma live no canal do Youtube do grupo MIND.Funga, com duração aproximada de 60 minutos. Além dos autores da obra A descoberta nas pequenas coisas, também participarão do evento a jornalista Sônia Bridi, repórter da Rede Globo formada na UFSC que fez a apresentação do livro, o professor André Ramos, secretário da regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/SC), e o professor Fábio Zabot Hotlhausen, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Também serão exibidos alguns depoimentos de professores e alunos de Urubici e de analistas ambientais do Parque Nacional de São Joaquim.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) financiam as pesquisas e as bolsas de estudos do grupo MIND.Funga. A SBPC financiará a impressão do livro para continuidade do projeto nas escolas de Urubici, onde os alunos farão propostas de nomes científicos para a espécie nova de fungo que ataca as formigas do Parque Nacional. Os nomes serão escolhidos pelos alunos e pela comunidade em geral através de uma eleição digital. “Com a pandemia, acredito que esta atividade será retomada somente no próximo ano, mas ainda em 2020 serão impressas duas mil cópias do livro para distribuição gratuita nas escolas de Urubici, bem como nas cidades do entorno do Parque”, revela Elisandro Ricardo Drechsler-Santos.
O docente da UFSC ressalta ainda que o lançamento da versão e-book neste momento visa tornar a obra já disponível gratuitamente para utilização por qualquer escola ou professor do Brasil neste período de aulas não presenciais. “O livro é um material paradidático que ajuda no entendimento de como a taxonomia (ciência para classificação dos seres vivos) funciona, sobre a micologia e fungos, sobre a importância da biodiversidade e da sua conservação, entre outros temas”, finaliza.
Fonte: Notícias UFSC