Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller completa 68 anos em Blumenau

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller comemorou nesta quinta-feira (30), 68 anos de trabalho voltado para disseminação e divulgação da leitura, literatura e cultura. Nessa linha de ação, um de seus programas mais conhecidos – Biblioteca Ambulante – já tem na bagagem 43 anos. Diante das atuais circunstâncias, foi necessário adaptar o sistema de atendimento da biblioteca, levando aos lares dos blumenauenses as ações por meio das redes sociais, emissoras de rádio e televisão. Desta forma, são compartilhadas dicas de leitura, curiosidades e contações de história.

Mesmo com o atendimento presencial temporariamente suspenso, a Biblioteca Ambulante continua chegando todos os meses de forma inovadora às escolas isoladas. Fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), as unidades participantes do programa entregam aos alunos, com a utilização de uma plataforma específica, as tradicionais contações de histórias.

São 68 anos de atuação comemorados pelos blumenauenses. “Nesta data importante talvez a melhor notícia é saber que estamos avançando com a reforma nesse prédio que abriga a biblioteca e o Arquivo Histórico”, lembra o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos. “Temos muitos parceiros institucionais e em nome da Sociedade de Amigos da Biblioteca (SAB) agradeço o apoio das entidades e da comunidade.”

O famoso bolo de aniversário terá que esperar, mas em breve será cortado e oferecido para todos os usuários, quando o atendimento presencial retornar com a segurança exigida. “Infelizmente este ano, devido à pandemia do COVID-19, não poderemos promover a confraternização tão esperada por todos, pelos frequentadores, comunidade e equipe da biblioteca”, destaca a gerente Araci Cristina França de Carvalho. “As atividades especiais, envolvendo ações artísticas e culturais, foram nestes anos elaboradas com todo o carinho para receber os amigos da biblioteca.”

A Fritz Müller guarda um mundo mágico, repleto de histórias, aprendizados e sonhos. “As nossas ações oferecidas para a comunidade constroem, renovam e mantêm as histórias de várias gerações que ultrapassam fronteiras”, diz a gerente. “Estamos sempre nos reinventando e caminhando em harmonia com a era tecnológica, pois sempre é bom enfatizar que livros são eternos amigos da humanidade e estarão sempre ao alcance das pessoas. E nestes tempos eles renasceram no gosto de várias pessoas e faixas etárias.”

Um pouco de história

A história do local começou em 1940 com um acervo de 2 mil livros. Em 30 de julho de 1952, a Lei Número 354 institucionalizou a biblioteca municipal, cujo nome é em homenagem ao trabalho do naturalista alemão Dr. Fritz Müller. A unidade foi instalada no terreno de Dona Edith Gaertner, doado em 1963 a Casa Dr. Blumenau, atual Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais. Nos anos 1980, o acervo chegou a quase 85 mil obras, mas duas grandes enchentes (1983 e 1984) ocasionaram a perda de quase 75% da coleção.

Em 1986, longe do alcance das águas, foi inaugurado o novo espaço que abriga até hoje a biblioteca e o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. A comunidade dispõe atualmente de 65 mil volumes para leitura e pesquisa. O acervo engloba títulos para os mais variados gostos literários (romance, ficção, poesia, literatura infantil, biografias, culinária, saúde, agricultura, história entre outros) e diferentes necessidades de informação atualizada (jornais diários e revistas). Além de um acervo específico da língua alemã, que conta atualmente com 5 mil livros todos no idioma alemão.

 

Serviços disponíveis:
Empréstimos domiciliares, pesquisas, atividades de incentivo à leitura, promoção da literatura, ações culturais e artísticas, Hora da Leitura (contação de histórias), Visita Orientada, Biblioteca Ambulante, palestras, debates literários (lançamentos de livros), exposições temáticas, auxílio em pesquisas, internet pública, semanas e saraus literários, Projeto Contando e Desenhando Histórias, palestras, oficinas literárias, Circuito de Literatura Nacional Monteiro Lobato, em parceria com o Proler, Semana do Livro e da Biblioteca, projeto Contação de Histórias no ambiente hospitalar (em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a área de pedagogia hospitalar e Hospital Santo Antônio) e o projeto Contos e Encontros. Einen Kaffee Mit Freunden… (em parceria com a mediadora Hanelore Sandner Campreghner).

 

Balanço dos últimos 10 anos:
As ações, programas e eventos internos e externos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller contabilizaram 181 mil atendimentos diretos à comunidade.

Foto: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller/ Divulgação
Foto: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller/ Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *