“Travessias Literárias” realiza edição especial gratuita dedicada ao público infantil
No próximo dia 23 de outubro, a partir das 15h, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (Rua Tenente Silveira, 343, Florianópolis, SC, CEP 88010-301) recebe um trio de escritores/as catarinenses para debater processos e linguagens, mas sobretudo para encantar um público seleto e exigente: as crianças. O acesso é livre e gratuito. “Travessias literárias” é um projeto contemplado pelo Circuito Catarinense de Cultura PNAB SC-2024 e uma realização do Governo do Estado de Santa, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
A terceira etapa do projeto Travessias Literárias é dedicada à infância por reconhecer a importância fundamental da formação do leitor desde os primeiros anos de vida e para reforçar o compromisso do projeto com a inclusão cultural, garantindo que a experiência literária alcance públicos diversos.
Travessias literárias é um projeto de difusão e circulação que leva escritores/as de Santa Catarina para circular e debater com o público. São quatro debates, um por bimestre (de abril a novembro), com acesso livre e linguagem acessível, em quatro cidades diferentes. Os encontros começam pela pergunta: Qual sua travessia? Depois de cada um responder essa questão, fazem perguntas entre si, sobre seus livros e trajetórias, e tudo culmina em uma troca com a plateia. “Não é à toa que a palavra travessia aparece vinte vezes no clássico Grande Sertão: Veredas e que também seja a última do livro. Travessia. Essa é a outra forma que Guimarães Rosa encontrou de nos ensinar a dizer a palavra vida” diz o coordenador do projeto, João Luís Chiodini, da Design Cinema & Literatura, que continua: “Escolhemos esses autores pela bibliodiversidade: Guilherme Karsten é ilustrador e o grande nome da literatura para as infâncias, Carlos Henrique Schroeder escreve livros que dialogam com a fotografia, o teatro, e é roteirista de cinema, e a Patrícia Galelli se tenciona entre a literatura adulta e para as infâncias e é uma pesquisadora das artes visuais”.
Autores/as:
Guilherme Karsten é escritor e ilustrador de livros infantis que já ilustrou mais de 30 livros de autores brasileiros e internacionais. “Carona” foi seu primeiro livro como autor e ilustrador, e ganhou menção honrosa no Serpa International Picture Book Prize 2017 (Planeta Tangerina, Portugal). A obra de Guilherme é publicada em mais de 20 idiomas e seus livros ganharam reconhecimento mundial com prêmios como a Placa de Ouro da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019, o Golden Pinwheel Grand Award (China) em 2019 e o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” (Brasil) em 2021. “Cabo de guerra” (Santillana), com Ilan Brenman, venceu o prêmio Jabuti 2024 em duas categorias: melhor ilustração e melhor livro infantil. Tem dois cursos na Domestika, a rede mundial de cursos.
Patrícia Galelli é Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), pesquisa procedimentos de escrita que abordam a desescrita, o apagamento e o inconcluso, por meio de experimentações de listas, manuscritos, desenhos, escritas inventadas e literatura. Publicou os livros “Carne falsa” (Editora da Casa, 2013), “Cabeça de José” (Editora Nave, 2014) – Prêmio Elisabete Anderle 2013, “Um bicho que” (miríade edições, 2015/2016), o infantil “Gato-átomo” (Editora Nave/Selo Nave-nina, 2020) e a plaquete em tipografia “Cena de vigília” (Papel do mato, 2020). Participou da coleção “Formas Breves” (2014), da e-galáxia, com o conto “Gávea”. Coordena a Cosmo Escritas e Culturas, que oferece experiências em mediação de leitura, encontros literários, experimentações artísticas e projetos culturais em Literatura e Artes Visuais.
Carlos Henrique Schroeder escreveu os livros “As certezas e as palavras” (Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional), “As fantasias eletivas” (indicado nos vestibulares UFSC/UDESC/ACAFE e prêmio de romance do ano pela Academia Catarinense de Letras),“História da Chuva” (Bolsa Petrobras Cultural) e “Aranhas” (prêmio de livro de contos do ano pela Academia Catarinense de Letras). Schroeder já falou sobre seus livros na França (Sorbonne),México (FIL Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), e já deu oficinas de criação em cinco estados brasileiros. É roteirista do longa-metragem “A primeira música” (estreia em 2026) e dos curtas “O que resta” (Prêmio Catarinense de Cinema 2021) e “Anônima (Prêmio de Público do FAM, 2022).
Informações principais do evento
Data: 23 de outubro de 2025
Horário: 15h
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Endereço: Rua Tenente Silveira, 343, Florianópolis, SC, CEP 88010-301
Acesso: Livre e gratuito
Projeto: Travessias Literárias (Circuito Catarinense de Cultura PNAB SC-2024)
Realização: Governo de SC e FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc
Apoio: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rede social do projeto: instagram.com/travessiasliterarias2025
