Artista Sérgio Adriano H traz a Blumenau a intervenção urbana “Não consigo respirar”
O artista Sérgio Adriano H voltou ao Museu de Arte de Blumenau (MAB), parceiro no projeto de circulação da intervenção urbana “Não consigo respirar”. Blumenau está entre as sete cidades contempladas para receber o artista. A conquista do Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Artes 2020, conduzido pelo governo do Estado, possibilita ao artista fazer o que ele denomina como intervenção urbana/exposição/ação, quando expõe na rua, diante de uma instituição ou em praça pública.
Os trabalhos foram selecionados pelo curador Claudinei Roberto da Silva e ficaram expostos nesta terça-feira, dia 24 de maio, no período das 9h às 14h, na Rua XV de Novembro, em pleno Centro Histórico.
As dez fotografias (80×120 cm), instaladas na fachada do prédio da Secretaria de Cultura, que constituem o projeto, são fotoperformances da série “Ar Branco e Puro”, produzids em 2020 durante o isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. Nestes autorretratos, faz referência à máscara de Flandres, peça para cobrir o rosto, fabricada com folhas de flandres e usada no período da escravidão no Brasil para impedir a alimentação dos escravos.
Com materiais ordinários do cotidiano, como sabão, garfo, faca, tijolo, brocha e cédulas de dinheiro em real e dólar, o artista estabelece analogias entre o passado e o contemporâneo para chamar a atenção sobre o ser negro no Brasil.
O artista produz desde 2011 e já conta com mais de 120 exposições individuais e coletivas no universo da arte contemporânea afrodescendente. O corpo, a palavra e a história são ferramentas discursivas que também incorporam a cidade, o percurso e o diálogo com o público. Ao discutir vida e morte, o tempo/espaço, Sérgio aproxima arte e filosofia e faz pensar de modo singular sobre as injustiças.