Igreja Luterana traz para Blumenau concerto com o renomado pianista alemão Christoph Küstner
Música instrumental para a comunidade. No dia 11 de maio, véspera do Dia das Mães, o novo ciclo de Grande Concertos da Igreja do Espírito Santo traz a Blumenau o renomado organista e pianista alemão Christoph Küstner. O concerto contará com a participação especial do trompetista e maestro Carlos Eggert, que acompanha o organista na apresentação de músicas clássicas, para órgão e trompete, de compositores como Johann Sebastian Bach, Felix Mendelssohn Bartholdy, Marc-Antoine Charpentier e Jeremiah Clarke. O evento ocorre às 19h30, na Igreja Luterana do Espírito Santo, da Rua Amazonas, 119, é gratuito e aberto a toda comunidade.
“Me alegro muito com este segundo grande concerto, também por acontecer às vésperas do Dia das Mães. O primeiro grande concerto foi maravilhoso, com um grande público presente. E este também será especial! Um presente não só para as mães, mas para todos nós”, afirma o pastor Milton Jandrey.
O repertório contará com as peças musicais: Prelúdio, de Gordon Young (1919-1998); Prelúdio em Sol Maior, de Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847); Adagio BWV 156, de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Cathedral Suite: I. Praeludium, II. Allemande, III. Aria, IV. Rigaudon, V. Sarabande, VI. Toccata, de Gordon Young; Wer nur den lieben Gott läßt walten (Quem só em Deus, o Pai, confia) BWV 691, 690, 642, de Johann Sebastian Bach; Cinco Prelúdios Corais: Such, wer da will, ein ander Ziel (Quem procurar a salvação), Herr, öffne mir die Herzenstür (Meu coração, Deus vem abrir), Wir wollen alle fröhlich sein (Com alegria e com fervor), Herz und Herz vereint zusammen (Corações em fé unidos), Er ist erstanden, Halleluja! (Cristo está vivo, aleluia!), de Christoph Küstner (*1979); Te Deum – Prelúdio*, de Marc-Antoine Charpentier (c. 1643-1704); Prince of Denmark’s March* e Trumpet Tune*, de Jeremiah Clarke (c.1673-1707); Jesus bleibet meine Freude (Jesus alegria dos homens) BWV 147*, de Johann Sebastian Bach; e Sonata op. 65 n° 2: Grave ed Adagio, Maestoso, Fuge, de Felix Mendelssohn Bartholdy (*com participação especial de Carlos Eggert no trompete).
“Receber o consagrado organista Christoph Küstner, que fará soar o órgão de tubos da Igreja do Espírito Santo, com maestria, será certamente um momento de grande relevância para a comunidade blumenauense”, acrescenta a responsável pela curadoria artística do projeto, Melita Bona.
As ações do calendário do Projeto de Concertos na Igreja do Espírito Santo 2024/2025 contam com oito grandes concertos, oito oficinas musicais; o projeto viabiliza também visitas guiadas públicas e gratuitas, com acessibilidade; programas em braille, legibilidade nas peças, atitudinal; guias orientados, áudio descrição nos concertos e oficinas; e acessibilidade espacial, rampas, espaços a cadeirantes, QRcode com áudio descrição da visita ao patrimônio.
CHRISTOPH KÜSTNER
Organista e pianista, regente e arranjador alemão. Nasceu em Leipzig, Alemanha. Foi aluno Bacharelado e Mestrado em Música Sacra na Escola Superior de Música “Felix Mendelssohn Bartholdy” em Leipzig com o organista da Thomaskirche, professor Ullrich Böhme. Trabalhou em Leipzig e também em Porto Alegre como organista e regente coral. Junto com o Maestro Manfredo Schmiedt, regente do Coral da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Christoph atuou como pianista, organista e assistente coordenando ensaios. Em 2011, compôs uma obra para o sesquicentenário do coral do Gewandhaus Leipzig. Em 2014, compôs a peça final para o concerto dos 300 anos do órgão Silbermann em Freiberg, que foi executada por cinco organistas de cinco continentes simultaneamente. Desde 2009, mora em São Luís do Maranhão, sendo colaborador no projeto musical da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís. É professor adjunto de piano da Universidade Estadual do Maranhão. De 2015 a 2019, Christoph fez doutorado em órgão na UFRGS, orientado pela Professora Drª Any Raquel Carvalho. Em 2015, interpretou, como solista, o Segundo Concerto de Órgão de Rheinberger, junto à Orquestra Sinfônica da UCS e em 2017 foi chamado para compor a Abertura festiva para a Orquestra Sinfônica da UCS. Para o jubileu dos 500 anos da Reforma Luterana, participou da gravação de um CD duplo de obras de compositores luteranos, na qual atuou como regente, organista, pianista e arranjador.
IGREJA LUTERANA DO ESPÍRITO SANTO, EM BLUMENAU
É datada de 1877, edificada em estilo neogótico e finalizou amplo restauro em 2022, momento que retorna à comunidade para além das celebrações, acolher as diferentes apresentações culturais, em especial os musicais.
O projeto Concertos na Igreja do Espírito Santo 2024/2025 é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (PRONAC 221996), conta com Patrocínios: Acearia Frederico Missner; Agro Timbó Distribuidora; Altenburg; Cartondruck; Grupo Breitkopf; Volvo Dicave; Stuttgart Artigos Finos; Tarpan; e 43 SA Grafica e Editora. Realização da Comunidade Luterana Blumenau Centro e Ministério da Cultura do Governo Federal. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/luteranablumenaucentro
SERVIÇO
Grandes Concertos na Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau
No dia 11 de maio, às 19h30
Concerto organista alemão Christoph Küstner, com participação especial do trompetista Carlos Eggert
Na Igreja Luterana do Espírito Santo em Blumenau (R. Amazonas, 119, bairro Garcia)
Entrada gratuita e aberta à comunidade
Patrocínios: Acearia Frederico Missner; Agro Timbó Distribuidora; Altenburg; Cartondruck; Grupo Breitkopf; Volvo Dicave; Stuttgart Artigos Finos; Tarpan; e 43 SA Grafica e Editora.
Apoio: Rádio União e Escola Barão do Rio Branco
Realização: Comunidade Luterana Blumenau Centro e Ministério da Cultura do Governo Federal.
VISITAS GUIADAS
Públicas e gratuitas na Igreja Luterana do Espírito Santo em Blumenau, aos sábados das 9h30 às 12h30. Apresentações musicais às 10h30 dos sábados de 2024/25.
Agendamentos para estudantes pelo (47) 3322-0587
O projeto é uma realização da Comunidade Luterana Blumenau Centro, sua diretoria e pastores, e conta com a equipe técnica
Direção de produção: Rodrigo Dal Molin – Verbo Projetos
Curadoria: Melita Bona
Produção visual: Conquest Filmes
Formação dos guias: Cristiane Lindner
Oficina e organista residente: Cleonir Zimmermann
Social Mídia: Gear Digital
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.