28º Jaraguá em Dança movimenta fim de semana em Jaraguá do Sul
Com seis sessões no fim de semana, o 28º Jaraguá em Dança teve seu público formado basicamente por famílias. Pais, tios, avós dos bailarinos, praticamente lotaram o Grande Teatro SCAR, em todas as sessões em Jaraguá do Sul, pois as apresentações das duas primeiras sessões, eram de grupos infantis e juvenis.
No sábado, foram vinte e duas coreografias na sessão das 13h30 e dezenove na sessão das 16h, variando entre ballet de repertório, jazz, estilo livre, dança contemporânea e danças urbanas.
“Quero agradecer, de forma muito especial ao público aqui presente, pois o Jaraguá em Dança não seria um evento tão especial, se não tivéssemos a presença das famílias. Todo o apoio e incentivo que as famílias dão aos seus filhos, participando e prestigiando o evento, é o que faz nossa sociedade ainda melhor”, afirmou a Secretária Natália Lúcia Petry, ao abrir uma das sessões do sábado.
Foram recolhidos 1.988 ingressos, nas três sessões do dia 17, além dos bailarinos que voltam para a platéia após suas apresentações, com a apresentação apenas da credencial, para prestigiar seus colegas. Isso faz com que os 970 lugares fique praticamente ocupados em todas as sessões.
Além do público presencial, as três sessões do sábado foram visualizadas 8.434 vezes pelo canal da Prefeitura no Youtube, mas esse número aumenta diariamente, a medida em que os links vão sendo compartilhados pelas pessoas.
Na sessão das 19h, a apresentação especial ficou por conta da Escola de Dança AD Hering de Blumenau, que trouxe um trecho do espetáculo “Tempo ao Tempo”, em homenagem aos 140 da Cia Hering. O espetáculo, criado e coreografado por Wald Oliveira, conta parte da história de mulheres trabalhadoras na indústria de malhas, que, junto com seus fundadores, Herman e Bruno Hering tornaram a Cia Hering uma das marcas mais conhecidas e respeitadas. “Tempo ao Tempo” era uma expressão à qual o Sr. Herman Hering recorria com muita frequência, fazendo uma alusão à passagem Bíblica do Cântico dos Cânticos: “existe um tempo para plantar e um tempo para colher”.
Em seguida, o público foi envolvido por mais dezoito coreografias lindíssimas, incluindo números da terceira idade, dança de salão, solos, dança moderna e estilo livre.
Domingo foi mais um dia muito especial. Das quarenta e quatro coreografias apresentadas nas sessões das 13h30 e 16h, mais da metade era dos grupos de dança de 04 a 10 anos. O “fofurômetro” foi às alturas.
Na sessão das 19h, a Cia Garopaba Atitude, que vem fortalecendo sua identidade por meio do vocabulário corporal do Breaking (danças urbanas), trouxe o espetáculo “Eros e Psiquê”, apresentando a mitologia grega sob um olhar contemporâneo e buscando mostrar a ambiguidade do ser humano nos movimentos da dança.
Dança de salão, danças urbanas, ballet clássico, capoeira, jazz, dança moderna e contemporânea se alternaram nas vinte e uma apresentações que fecharam a primeira semana do 28º Jaraguá em Dança.
O público presencial, sem contar os bailarinos (como citamos acima), foi de 1.854 pessoas com ingresso e mais 6.348 visualizações das três sessões de domingo (18), no canal do Youtube.
Bailarinos, coreógrafos, técnicos de luz e som, cinegrafistas, fotógrafos e toda e equipe de apoio, voltam na sexta-feira, dia 23, para encantar as milhares de pessoas que estarão na platéia e assistindo pela internet, os três últimos dias dessa grande mostra de dança.
Os ingressos, gratuitos e limitados a dois por pessoa, podem ser retirados na bilheteria da Scar sempre dois dias antes de cada sessão. De acordo com a organização, neste ano, o teatro será aberto com 100% da capacidade e todas as sessões serão transmitidas ao vivo e on-line pelos canais oficiais da Prefeitura no Youtube e Facebook.
Por: Prefeitura de Jaraguá do Sul/ Dino de Lucca Moreira